ACADEMIA BRASILEIRA DE EVENTOS
A Academia Brasileira de Eventos e Turismo realizou no Expo Center Norte, a Cerimônia de Posse da Diretoria Executiva 2014/2015. Além de representantes de 18 entidades ligadas aos setores de eventos e turismo e de mais de 30 setores da economia, o evento contou ainda com a presença do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que falou sobre a importância deste segmento para a economia brasileira. “Em função da existência de muitas convenções, reuniões de negócios, além da rica gastronomia e hotelaria, hoje São Paulo é sem dúvida, o maior centro de turismo do País”, diz Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil.
Há mais de 20 anos à frente da superintendência do Expo Center Norte, Sergio Medina Pasqualin, assumiu a presidência da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e disse dar continuidade à proposta da missão da Academia, com os valores prestados pelo comprometimento com o setor. “Este é um momento importante para todos nós, ele resulta na somatória dos esforços individuais, pois os vários nomes que compõe a Academia fazem a história dos eventos no País”. Pasqualin disse também que vai se propor a trabalhar o adensamento do conhecimento e da tecnologia a serviço dos eventos e o programa educacional, propiciando que jovens formandos estagiem nos melhores pavilhões, centros e convenções, promotoras e montadoras nacionais e internacionais, habilitando-os a uma formação mais globalizada. O primeiro destino internacional dos alunos será a Messe Düsseldorf, onde farão estágio. “Quero dizer também que graças ao evento do Grupo Radar, o ITFEM, estamos em conversações bem avançadas com a CNR Expo, da Turquia”, finaliza.
Caio Luiz de Carvalho, Acadêmico Academia Brasileira de Eventos e Turismo, comentou sobre o setor e elogiou a presença de FHC no evento. “Fiquei muito feliz com a ideia de o Pasqualin homenagear o FHC, que pra mim dispensa comentários. Sobre o setor de eventos quero dizer que é estratégico para a cidade de SP, pois, movimenta R$ 16 bi”.
A indicação de Pasqualin à presidência da academia é unanime entre os acadêmicos. “Este projeto educacional do Pasqualin é de extrema importância levando estudantes para estagiar fora do País, dando assim, um upgrade de qualidade e formação”, completa Sergio Junqueira Arantes, diretor da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
Entre os novos acadêmicos nomeados está o empresário Romano Pansera, presidente da Popai Brasil (Associação Global de Marketing no Varejo) que ocupará a cadeira de número 35. “É uma honra e motivo de satisfação ter sido escolhido pelos demais acadêmicos para fazer parte desta importantíssima instituição de fomento ao turismo e eventos nacional”.
Elza Tsumori, Diretora Financeira Academia Brasileira de Eventos e Turismo falou da grata surpresa quando o Sergio Pasqualin apresentou a ideia da plataforma educacional. “Esta plataforma vem complementar o trabalho da Academia, que é ajudar àqueles que estão saindo das Universidades”.
Opinião compartilhada por Armando Arruda Pereira de Campos Mello, presidente da UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feira e diretor da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. “Temos que globalizar esses alunos, pois, a atividade de promoção comercial e boa parte dos eventos são globais, mas eles começarão com um estagio na UBRAFE, para conhecer melhor o mercado brasileiro”.
“Profissionalizar é o grande problema e essa plataforma educacional vai preencher esse vazio, e agora sim com a liderança do Pasqualin e a benção de FHC vamos em frente!”, comenta Ibraim Georges Tahtouch, diretor da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
DESIGN INOVADOR
Em Nuremberg na Alemanha, a NürnbergMesse possui uma área de exposições de 170.000 m², e construiu um novo centro de exposição, o 3A, que foi projetado pela renomada arquiteta Iraquiana, Zaha Hadid e seu escritório. “Ele possui um incrível design e projeto arquitetônico com aproximadamente 9 a 10 mil m², com isso, agora temos um novo espaço para feiras e pretendemos receber ainda mais visitantes”, explica Dr. Roland Fleck, CEO NürnbergMesse.
Nos últimos 40 anos a NürnbergMesse se desenvolveu, e hoje é uma das maiores promotoras de feiras de negócios da Alemanha, da Europa e do Mundo. E isto não teria sido possível sem o trabalho realizado pela sua subsidiária no Brasil. “O Brasil tem uma grande importância para nossa operação, pois, é nossa maior subsidiária, têm em seu portfólio nove feiras de negócios e nos dá um retorno de 10 milhões de Euros por ano, comenta Peter Ottmann, CEO NürnbergMesse.
“No Brasil a temos um portfolio muito interessante, e a fórmula do nosso sucesso esta no fato de trabalharmos em cooperação direta com a matriz, adequando às necessidades do mercado brasileiro. Existe um projeto interno de divulgação de nossos clientes para o resto do mundo”, diz Ligia Amorim, diretora geral da NürnbergMesse Brasil.
O novo pavilhão surpreende pelas formas e funcionalidade implantados no projeto desenvolvido pelo escritório Zaha Hadid Architects, que usou a longa experiência da NürnbergMesse para aprender como acomodar os visitantes e como funcionam as feiras. “Foram 20 pessoas envolvidas neste projeto, que levou alguns meses para iniciar o design e depois disto, quando aprovado, levamos cerca de dois anos para erguer o espaço. Na questão da sustentabilidade nós falamos com os contratados para usarem materiais que fossem de encontro a um sistema sustentável, além disso, utilizamos vidro com proteção solar para diminuir o impacto da luz dentro do pavilhão”, explica Jan Hubener, Zaha Hadid Architects.
MOMENTO SP
O Momento SP desta semana com Wilson Poit, secretário municipal de Turismo de São Paulo, presidente da SPTuris e da SP Negócios fala sobre a gastronomia da cidade, que tem a melhor chef de cozinha mulher do mundo e o sétimo melhor restaurante do planeta, e que este ano recebeu algumas boas notícias, como o Guia Michelin. Poit ainda comenta sobre a nova lei municipal que regulamenta a comida de rua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário