sexta-feira, 5 de agosto de 2016

20 anos da primeira Turma de Jornalismo da Unisul

Há vinte anos, no dia 3 de agosto de 1996, acontecia a formatura da primeira turma do curso de Jornalismo da Unisul Campus Tubarão. Pioneiro na região, já contava com laboratórios de rádio e fotografia e permitia a integração entre a teoria e a prática, em uma época em que as novas tecnologias estavam começando a fazer parte do dia a dia da profissão.
A Unisul foi a pioneira no Sul do Estado, ao criar o curso de jornalismo que antes só existia em Florianópolis e em Itajaí. O curso foi fundado pelo jornalista Laudelino Santos Neto, que antes de implantar visitou várias universidades no país. Depois das visitas e conversas com outros colegas da área montou o curso, que antes parecia apenas um sonho. Laudelino Santos Neto já tinha vasta experiência como jornalista. Nos anos 60 trabalhou no Jornal do Brasil, no final dos anos 60 e começo dos anos 70 trabalhou no Correio da Manhã, cobriu a enchente do Rio Tubarão em 1974 sobrevoando de helicóptero, também atuou como assessor de imprensa, e em 1975 foi convidado pelos fundadores da Unisul para criar o setor de Assessoria de Comunicação da Unisul.
Mesmo sendo coordenador do curso fez questão de ministrar diversas cadeiras no curso, como técnicas de reportagem, técnicas jornalistas, ética, dentre outras. “O que dizer dos 20 anos da primeira turma do curso de jornalismo? Sinto muito orgulho, principalmente por ter participado disso. Fomos uma verdadeira incubadora tecnológica em Tubarão, pois a partir do curso muitos canais de comunicação surgiram dali. Os alunos faziam trabalhos nas disciplinas que viravam programas de TV, de rádio e diversos jornais. A imprensa em Tubarão cresceu. Uma coisa importante para ressaltar é que criamos um curso flexível, as disciplinas não tinham pré-requisitos, muito comum nos cursos de graduação da época. Isso beneficiava os alunos que já eram profissionais, pois após fazerem as disciplinas obrigatórias, podiam cursar a que mais interessava, mesmo sendo, por exemplo, na 7ª fase. Fora muitas histórias que o curso tem ao longo deste tempo, é importante ressaltar, que nada seria possível se não fosse o trabalho em equipe, eu não fiz nada sozinho, foi um sonho em conjunto que realizamos”, conta emocionado.
Darlete Cardoso, uma das alunas da primeira turma, conta que sempre teve o sonho de fazer o curso de jornalismo. “Quando eu fui estudar, já tinha dois filhos. A luta foi muito grande, pois morava em outra cidade e vinha de ônibus. Hoje eu entendo os alunos e a dificuldade que eles passam. Como eu já trabalhava na área, meus mestres me falavam que depois de formada eu voltaria como professora. Levantei da cadeira da universidade e sentei na cadeira dos professores”, recorda.
Outro aluno que se formou na primeira turma, Rafael Matos, acredita que fazer o curso de jornalismo foi uma grande oportunidade de seguir a profissão que já exercia desde os 16 anos de idade. “Se não fosse a Unisul em Tubarão, as outras opções eram Florianópolis e Itajaí, mas que eram inviáveis para mim. Além disso, poder fazer parte de um pedaço desta história foi muito bom. O curso foi feito numa época sem internet, sem celular e sem todas as tecnologias que temos agora. Tudo mudou muito rapidamente nestas duas décadas, e entendo que a preparação que tivemos, entre 92 e 96, foi muito importante para aproveitar o que o futuro proporcionou. Além disso, toda a região Sul do Estado, de Imbituba a Passo de Torres, viu o nascimento de veículos de comunicação, com profissionais formados a partir do curso. Tubarão não tinha jornal diário, não tinha televisão, e eu trabalhei e trabalho nestes veículos. 
Foi uma transformação muito grande. Dá saudade, mais do que isso, dá orgulho de fazer parte de tudo isso”, relembra Rafael.


Saiba quem são os alunos que completam 20 anos de formados neste mês de agosto.

Andreia Regina da Cruz Fernandes
Andreza Matos de Souza
Claudia Teixeira
Claudiomiro Merin
Daniela Stüpp Corrêa
Darlete Cardoso
Demétrio Nazario Verani
Fabiane Alberton
Fabiano Estevam
Isabela Faraco Siqueira
Jamile Vargas Gregório
José Artimimo dos Santos Filho
José Henrique de Souza
Laminar Alves Batista
Maria Conceição Aguiar Costa
Maristela Borges Benedet
Mylene de Quadra Salgado
Nara Lúcia de Souza
Rafael Pedro de Matos
Rita de Cássia Alves de Souza
Rolando Christian
Sant’Helena Coelho
Sheyla Floriano Fernandes
Silvia Maria Freitas Zarbato
Tatiana de Miranda Rodrigues
Verá Lúcia Mendonça Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário