quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Edição especial da Oktoberfest


Fotos: Eraldo Schneider  

Muitos grupos, uma única Oktoberfest

A Oktoberfest recebe a cada edição um grande número de visitantes, das mais variadas cidades, Estados e até países. Nesta terça-feira, dia 18, foi a vez de grupos tradicionais de Blumenau marcarem presença na 33ª edição da festa mais alemã do Brasil. Nove grupos da Gincana Cidade de Blumenau e 66 de stammtisch foram os responsáveis por ocupar dezenas de mesas no setor 2 do Parque Vila Germânica.

Cerca de dois mil convidados envolvidos com os grupos eram esperados para participarem de uma noite com atividades exclusivas para eles, como o concurso de tomadores de chope em metro. A disputa, entre homens e mulheres, é realizada entre seis componentes, sorteados apenas entre os grupos.

Para a organizadora da noite dos grupos, Elizabeth Werner, além do espaço garantido, com área reservada e mesas identificadas, esta é uma maneira de valorizar e estimular a participação dos grupos na Oktoberfest. "Como são grupos de amigos que já se reúnem frequentemente, é uma forma de eles aproveitarem juntos, como grupo. E em um dia em que o público da festa é mais local e familiar", observou. A prática é realizada há mais de uma década pela organização da festa.

Assessora de Comunicação: Marília Prado




Mais de 650 sorrisos visitaram o parque de diversões da Oktoberfest nesta terça

Desde o início da Oktoberfest 2016 a organização da festa promove um agendamento com as escolas da rede pública de Blumenau, para que os alunos tenham acesso gratuito ao parque de diversões, instalado ao lado do ginásio do Galegão. A tarde desta quinta-feira, 18, foi um desses dias, em que mais de 650 sorrisos de oito escolas diferentes encheram o parque de alegria e encantamento.

As escolas, de diferentes regiões do município, têm o transporte dos alunos até o parque garantido pela organização. Assim que chegam, a primeira coisa que as crianças fazem é guardar suas mochilas no Galegão, para em seguida correrem e se organizarem nas filas dos brinquedos. As visitas das escolas são realizadas nas manhãs das terças e quintas-feiras.

"O que nós queremos ver neles é a felicidade, e hoje conseguimos enxergá-la nitidamente", alega Carla Korb, professora da Escola Básica Municipal (EBM) Machado de Assis. A visita, de acordo com a professora, precisou ser adiada em função da chuva. "Então hoje eles estavam a mil", observou.

De mãos dadas com a professora Carla, Anna Luisa, de 6 anos, estava inquieta e contou que esta era sua segunda vez no parque. "Eu vou querer repetir o Crazy Dance (o brinquedo preferido), e a professora vai comigo", afirmou. Entre as crianças que sabem os nomes de todos os brinquedos, também estão aquelas que nunca haviam estado em um parque de diversões. Como o Eduardo, que pôde se divertir em tantas opções diferentes pela primeira vez. O menino relatou que gostou mais dos brinquedos radicais, e que seu dia foi muito especial.

Assistente de Comunicação: Julia Schaefer
 Foto: Marcelo Martins



Concurso de trajes típicos anima setor 1 nesta terça-feira

A terça-feira, dia 18, teve entre outras atrações o concurso de Fritz e Frida, realizado no setor 1 da Vila Germânica. Os melhores trajes típicos alemães foram escolhidos pelos jurados Sueli Petry, professora e diretora do Patrimônio Histórico-Museológico de Blumenau, e Ernandes Batista da Silva, presidente da Associação de Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí.

Com 15 mulheres e 12 homens inscritos, seis concorrentes de cada gênero foram sorteados, avaliados no palco pelo público e selecionados pelos jurados. São considerados critérios como beleza e harmonia dos trajes e, dos 12 concorrentes, dois representantes femininos e dois masculinos foram escolhidos. Os quatro ganhadores farão parte do 5º desfile oficial da 33ª Oktoberfest, programado para esta quarta-feira, dia 19, a partir das 19h30, na Rua XV de Novembro.

Os fritze escolhidos nesta noite foram Valter Felder, da cidade de Treze Tilhas, e o blumenauense Roger Raduenz. As fridas vencedoras, ambas blumenauenses, foram Heloisa Dallacorte e Edna Cordeiro.

O concurso de Fritz e Frida é realizado todas as terças e sextas-feiras, no setor 1 do Parque Vila Germânica, e busca incentivar o uso adequado dos trajes típicos. As inscrições podem ser feitas ao lado do palco, das 20h às 21h30, no mesmo dia da disputa.  Mais informações sobre os trajes típicos estão disponíveis aqui.

Assessora de Comunicação: Marília Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário