quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Oktoberfest teve desfile dentro dos pavilhões



O desfile Interno da Oktoberfest 2016 aconteceu nesta quarta-feira, 19, à noite, percorrendo os Setores 2 e 3 da Vila Germânica. As primeiras a desfilar foram a Rainha e as Princesas da festa, seguidas de bandas, Vovó e Vovô Chopão, Os Tulipeiros, Musik Motora, grupos folclóricos e as oito candidatas ao título de Rainha da Oktoberfest 2017, cujo concurso acontece no domingo à noite, 23, no Eisenbahn Biergarten, encerrando a trigésima terceira edição da maior festa alemã brasileira. Outra atração do desfile foi a Miss Oktoberfest do Canadá, Holly Person, que encantou o público, junto com sua comitiva.  

Dona Elvira de Queiroz, 70 anos, veio com a família pela primeira vez para a Oktoberfest. Ela disse que adorou o desfile e que pretende voltar no próximo ano. Paulo de Lima, de Florianópolis, também veio com a família prestigiar a festa pela segunda vez. Ele acha tudo muito lindo e limpo e acompanhou o desfile interno até o final. "Novamente valeu a pena voltar a Blumenau", disse.

O tradicional desfile da Oktoberfest na Rua XV de Novembro não aconteceu, por causa da chuva. O próximo e último desfile desta edição será neste sábado, 22, às 16 horas, com mais de três mil pessoas desfilando em mais de cem atrações. Destaque para o Bondepéia do Planetapéia, que vai oportunizar a pessoas cegas - inclusive de outras cidades, de desfilarem na Oktoberfest. Esta atração terá audiodescrição.


Assessora de Comunicação: Marilí Martendal


Futura rainha da Oktoberfest será escolhida no próximo domingo


Símbolo da beleza do povo blumenauense, as futuras rainha e princesas da Oktoberfest serão escolhidas no próximo domingo, dia 23. As dez candidatas estão se preparando desde o final de setembro para o grande dia.

Nesta quarta-feira, dia 19, elas participaram do desfile interno realizado nos pavilhões da Vila Germânica, juntamente com a atual realeza da festa. Enquanto aguardavam o início do desfile, conheciam um pouco mais da rotina que poderá se tornar a sua no ano que vem. A rainha e as princesas precisam estar presentes nos desfiles, sessões de fotos, eventos, viagens, e sempre impecáveis.

"Para quem olha de fora, parece que é só glamour. Mas vimos que é preciso estar preparada, porque a rotina é intensa. Porém, saber disso é ainda mais estimulante", relata uma das candidatas, Victória Rech. Para outra candidata, Angélica Roberta Passold, a rotina já está corrida antes mesmo do resultado, mas isso ajuda a diminuir a ansiedade. "Quando paro para pensar, fico um pouco nervosa, mas estou muito otimista e espero o melhor resultado no domingo".

Representar a cidade, sua cultura e tradições é a principal motivação destas jovens para concorrer à coroa da 34ª Oktoberfest. "É um evento grandioso, que leva o nome de Blumenau para muitos lugares", opina a candidata Fernanda Rover. Já para Bianca Tribess, a possibilidade de se tornar rainha da festa tem também um significado emocional. "A Oktober faz parte da minha história, da cultura da minha família, pois participo da festa desde pequena".

Apesar da expectativa, o clima entre elas é de companheirismo. Fator importante para a convivência das três futuras representantes da maior festa alemã do Brasil. "Estamos bem unidas e cada uma está se esforçando bastante", conta Kátia Ruon, outra concorrente ao posto.

A rainha da 33ª Oktoberfest, Sophia Scarlett Piske, espera que sua sucessora faça tudo com o mesmo amor e dedicação que ela. "Foi um ano maravilhoso, fiz tudo com o maior prazer, porque tenho muito amor pela festa, pela cultura e pela nossa cidade. Vivenciaria tudo de novo", garante.

O grupo de finalistas vai participar do desfile no sábado, dia 22, véspera da final. As dez candidatas vão se encontrar novamente às 20h do dia seguinte, no Eisenbahn Biergarten, quando serão avaliadas pelos jurados. E no final da noite, os oktoberfesteiros conhecerão sua nova rainha.


Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith




Músico alemão confere desempenho de bandas da Oktoberfest


Assim como a gastronomia, a música da 33ª Oktoberfest ganhou um toque genuinamente alemão. No início do ano, o músico Georg Rainer Mirwald esteve em Blumenau para realizar um intercâmbio de informações a respeito da música alemã com as bandas de Blumenau. E agora ele retornou para conferir os resultados deste trabalho.

A visita de Mirwald à Oktoberfest foi possível graças à parceria entre a Vila Germânica e a Câmara Brasil-Alemanha, que é a representante do Brasil na Senior Experten Service (SES), especializada em intercâmbio de especialistas em diversas áreas de atuação. Durante o mês de março, o músico participou de oficinas e realizou visitas técnicas para a troca de experiência entre os artistas blumenauenses.

De volta ao Brasil, Mirwald - que já esteve na Oktoberfest outras vezes para tocar e também para festejar com a família - pode ouvir novamente algumas bandas e verificou seguiram suas orientações. Para ele, as bandas daqui são muito diferentes das alemãs, e são marcadas pela alegria e o jeito de ser brasileiro. O músico conta que pretende continuar este trabalho, para que as bandas possam aprimorar a qualidade de suas apresentações durante a festa, e a tradição alemã possa sobressair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário