Nesta quarta-feira, o tema do encontro foram os sucos desintoxicantes. A importância do uso do agrião aos ex-fumantes foi ressaltado pela nutricionista Denise. “O agrião protege contra as doenças do pulmão, agindo na purificação do fígado e do estômago. Os fumantes devem fazer uso do agrião, uma vez por semana, para a desintoxicação do organismo”, apontou.
Já o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias. Este protege o baço, estômago e ajuda a expelir secreções do pulmão.
Os pacientes aprenderam a preparar os sucos e tiraram dúvidas com as profissionais.
Os primeiros encontros serão semanais e gradativamente passarão a ser quinzenais, mensais, bimestrais, até completar um ano. O paciente deverá ter autonomia e interesse em participar do grupo. “Reunir pessoas com problemas em comum torna o tratamento mais promissor. Assim podemos transmitir informações, conduzir e acompanhar com mais facilidade. Só depende do esforço pessoal de cada um o sucesso nesta luta”, disse a enfermeira da unidade, Heloísa Fernandes.
Tipo de suco tônico para o pulmão:
Suco de agrião, salsinha e cenoura
Ingredientes:
5 cenouras
4 ramos de salsinha
4 ramos de agrião
Lascas de gengibre
Modo de preparo:
Corte as cenouras em gomos finos e processe na centrífuga ou bata no liquidificador.
Suco de abacaxi com maçã
Ingredientes:
2 fatia(s) de abacaxi
1 xícara(s) (chá) de maçã sem casca(s) e sem semente(s)
1 xícara(s) (chá) de Água
2 xícara(s) (chá) de suco de laranja
6 pedra(s) de gelo
1 colher de sopa de chia
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o abacaxi e a maçã, juntando a água aos poucos.Coar e acrescente o suco de laranja.
Suco vermelho desintoxicante
Ingredientes:
2 colheres de linhaça
1 maçã
2 folhas de couve
1 cenoura ou beterraba
folhas de hortelã
Modo de Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Pode adicionar água de coco a gosto.
Obs: Para deixar um suco ainda mais nutritivo e saboroso é importante acrescentar:
1 colher de sopa de farinha de linhaça;
1 colher de sopa de farinha de banana verde;
1 colher de sopa de semente de girassol;
1 colher de sopa farinha de chia.
Propriedades dos alimentos contidos nos sucos:
O agrião protege contra as doenças do pulmão, agindo na purificação do fígado e do estômago. Os fumantes devem fazer uso do agrião, uma vez por semana, para a desintoxicação do organismo.
A cenoura é riquíssima em betacaroteno, um elemento importante para a visão. Além disso, o betacaroteno é importante para a pele e as mucosas. Tem importante papel antioxidante.
A salsa possui propriedades anti-inflamatórias melhoram o nosso organismo aumentando nossa imunidade.
O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias. Este protege o baço , estômago e ajuda a expelir secreções do pulmão.
O abacaxi auxilia no bom funcionamento imunológico, melhora a função intestinal além de ser rico em vitaminas C, A e B1, além de magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras .
A maçã purifica o organismo como um todo, bem como ajuda em infecções da garganta, fortalece o cérebro, ossos, facilita o funcionamento do fígado e é indicado ainda na tuberculose, bronquite e asma.
A laranja é um fruto rico em sais minerais como, por exemplo, fósforo, cálcio e ferro e vitamina C.
A beterraba é fonte das vitaminas A, C e do complexo B. Também possui ferro, magnésio, zinco, potássio e fósforo Também possuem flavonoides e carotenoides, que ajudam a prevenir a oxidação das paredes das artérias e é aconselhada no tratamento das afecções do pulmão.
A couve destaca-se entre as demais hortaliças pelos teores das vitaminas A1 (retinol) e B2 (riboflavina), e dos minerais cálcio e ferro. A couve pode ser utilizada para a prevenção das mais diversas enfermidades.
A chia possui Omega 3 , cálcio, magnésio, proteínas,fibras e antioxidantes.
Na semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.
Tanto a chia como a linhaça são consideradas alimentos funcionais, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
A hortelã ajuda a combater problemas digestivos e é benéfica para tratar doenças respiratórias.
Fotos: Geraldo Gê