segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Ordenação Episcopal de Monsenhor Onécimo Alberton

Cerca de 5 mil fiéis compareceram na tarde do último domingo, 22, à cerimônia de ordenação episcopal do Monsenhor Onécimo Alberton, realizada no Sisos Hall, em Criciúma (SC). O sacerdote foi nomeado bispo de Rio do Sul (SC), pelo papa Francisco no dia 17 de dezembro do ano passado.   
A celebração foi presidida pelo bispo da diocese de Tubarão (SC), dom João Francisco Salm, e concelebrada pelos bispos da diocese de Criciúma (SC), dom Jacinto Inacio Flach; de Montenegro (RS), dom Paulo Antonio de Conto, acompanhados por outros bispos e mais de 150 padres e diáconos de Santa Catarina e outros estados. Seguindo o rito de ordenação, um momento de profundo silêncio tomou conta de toda a assembleia durante a imposição das mãos dos bispos, antecedida pela prostração e a Ladainha de Todos os Santos. Logo após, o eleito teve a cabeça ungida com o óleo do crisma e recebeu  o livro dos Evangelhos e as insígnias: o anel, a mitra e o báculo pastoral.
Em sua homilia, dom João Salm falou sobre a ordenação do bispo para Rio do Sul (SC) como um momento especial em meio ao jubileu de 60 anos da diocese de Tubarão. “A diocese de Tubarão foi criada há 60 anos e abrangia também a atual diocese de Criciúma que, por isso, está incluída na celebração jubilar deste ano. A ordenação episcopal de dom Onécimo poderia ser um diamante na coroa deste jubileu de 60 anos, coroa que pertence a Tubarão e Criciúma. Mas este diamante também encontra um lugar todo especial na coroa das bodas de 60 anos de casamento que o senhor Mozé e a dona Laura, pais do novo bispo, celebraram no último ano. Alguém contou que quando o então padre Onécimo informou aos pais que havia sido nomeado bispo de Rio do Sul, o pai lhe teria dito: ‘Então tu vais amar a diocese de Rio do Sul como teu pai ama tua mãe’. Um amor de 60 anos! Veja, portanto, a diocese de Rio do Sul, quanto amor poderá esperar de dom Onécimo”, destacou o bispo ordenante.
Homenagens

Ao final da celebração, dom Onécimo acolheu as manifestações de gratidão da diocese de Criciúma. A coordenadora da Escola de Teologia para Leigos, Maria Inês Conti, foi a primeira a agradecer; seguida pelo padre Vilcionei Baggio, que falou em nome dos sacerdotes; e pelo padre Éder Carminatti, que representou o clero diocesano e a pastoral presbiteral.
Por sua vez, dom Onécimo externou sua gratidão aos bispos, padres, religiosos, leigos e paróquias onde exerceu seu ministério ao longo dos últimos 22 anos. “‘Estou no meio de vós como aquele que serve’. Este é o meu lema e projeto de vida que assumo com o auxílio da Trindade Santa, junto ao povo de Deus da diocese de Rio do Sul, com seus dois bispos eméritos, suas 31 paróquias, 487 comunidades, os 51 centros de atendimentos e os 34 municípios do alto e parte do médio vale do Itajaí. Com este lema apresento minha prece: Que Deus me ajude a servir como aquele que serve, não servindo a mim e a meus interesses e vontades. Que Ele me ajude, através do serviço a mim confiado, revelar e construir o seu Reino. Assim seja, amém!”.
Ordenado, a canção composta pelo padre Ney Brasil Pereira, da arquidiocese de Florianópolis (SC), em homenagem a dom Onécimo, foi cantada em coro pelos presentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário