A Sociedade Divina Providência (SDP), administrada pelas Irmãs da Congregação da Divina Providência, mantenedora do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, comunica que, a partir do dia 1º de abril de 2015, será formalizada parceria com a Associação Congregação de Santa Catarina para gestão do hospital. Além do HNSC, os outros hospitais da Congregação das Irmãs da Divina Providência (Hospital Santa Isabel, de Blumenau, e Hospital São José e Maternidade Chiquinha Gallotti, de Tijucas) também serão administrados pela Associação Congregação de Santa Catarina, que atua em sete estados brasileiros. Após um período de transição que levará dois anos, contratos, bens e funcionários dos hospitais serão responsabilidade dos novos administradores.
A alteração na gestão dos hospitais mantidos pela SDP já vem sendo estudada há anos pelas religiosas. O redimensionamento das obras e das atividades das Irmãs se faz necessário, visto que, atualmente, mais de 70% delas têm mais de 70 anos de idade. Todo o processo de mudança de gestão tem como prioridade a continuidade das obras da Congregação das Irmãs da Divina Providência.
A Direção do HNSC comunica que todos os atendimentos prestados pelo hospital serão mantidos e que não haverá qualquer alteração significativa. A Direção ressalta, ainda, que o caráter filantrópico do hospital, através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), é uma das exigências para a continuidade da parceria.
O acordo prevê a transferência de administração em favor da Associação Congregação de Santa Catarina, por ser esta, também uma entidade sem fins lucrativos, com certificado de entidade beneficente de assistência social e prestação de serviços na área de saúde, com natureza jurídica e finalidades sociais congêneres às da Sociedade Divina Providência.
As Irmãs da Sociedade Divina Providência esclarecem que a decisão de transferir as obras hospitalares tem o objetivo de permitir o pleno crescimento dos serviços assistenciais, além da possibilidade de se dedicarem com maior energia à execução de outros projetos e atividades de igual relevância social, nas áreas da educação, das pastorais, da formação e da assistência social.
A Diretoria da SDP destaca que o processo de transferência de administração levou em conta o indispensável reconhecimento da capacidade e da importância do quadro de colaboradores, bem como a necessidade de manutenção integral das atividades assistenciais e da qualidade do atendimento às comunidades assistidas pelos três hospitais referidos, assegurando-lhes a transmissão de valores humanos e cristãos.
A Diretoria da SDP ressalta, ainda, que durante o período de transição das referidas funções da gestão administrativa para a Associação Congregação de Santa Catarina, as irmãs da Divina Providência permanecerão marcando presença nos hospitais e junto à comunidade, contribuindo, deste modo, para que os objetivos acordados, à luz dos valores vivenciados e preconizados pelas duas instituições, sejam plenamente atingidos.
E, por fim, aproveitam a oportunidade para agradecer a dedicação e o comprometimento de todos os seus colaboradores, benfeitores, fornecedores, parceiros, corpo clínico, voluntários e da comunidade em geral, pelos muitos anos de serviços prestados à área hospitalar em prol da saúde dos catarinenses.
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