terça-feira, 28 de novembro de 2017

O Mundo de Yuri Pizzeti

Crédito: Denise Truppel.

O criciumense Yuri Pizzetti, estilista que vem criando expectativas no mundo da moda em seu melhor estilo clássico.

Dress code

Originário da França, o termo alta costura foi utilizado pela primeira vez na segunda metade do século XIX, em referencia ao trabalho do inglês Charles Frederick Whort, que realizou o primeiro desfile com modelos já registrado.



A excelência do trabalho, valorização das técnicas artesanais, como a costura a mão, exclusividade nas peças feitas sob medida, utilização de bordados, joias e outros detalhes, são algumas das características desse segmento que atende a um público exigente e com altíssimo poder aquisitivo. Além dos tecidos de chanton de seda pura, crepe georgette e renda francesa onde pude conhecer na casa Nuance no RIO.


Pizzetti  usa ​​apenas os melhores tecidos e materiais disponíveis no mercado da moda, e é meticulosamente costurado à mão. Muitas vezes são necessárias mais de 100 horas de trabalho, dependendo da peça. Rendas, tules bordados, paetês, cetim, chiffon, seda, tafetá, musseline e demais tramas para moda festa.

Mas devemos entender bem o termo “Haute Couture” do francês, significa “alta costura”. A alta costura refere-se a linha de roupas premier, assim cada peça é projetada de acordo com o corpo e postura de cada cliente.

Esse tipo de trabalho, amplamente reconhecido e valorizado no mundo, é geralmente usado por pessoas ricas, que têm a capacidade de escolher e pagar para o projeto de uma peça única.



Pizzetti jovem renomado usa os tecidos mais caros do mercado da moda utilizada para fabricação.

A Seda é uma das fibras mais utilizada por ser um material muito delicado, elegante e brilhante. Durante muitos anos a seda foi usada na China para fazer roupas da realeza chinesa antiga. Essa seda real é feita de bichos, é um dos tecidos favoritos de estilistas como Valentino e é usado em suas roupas e acessórios.



O Cashmere é uma fibra macia, forte e leve, que é bastante utilizada. Geralmente usado para fazer roupas para a temporada de inverno, como casacos, cachecóis e chapéus. Esta fibra é obtida a partir da barriga das cabras, quando mudam de pele na primavera, é bastante suave e não é misturada com outras vertentes de pelos. 

O Cashmere é altamente valorizado, o algodão também é uma fibra muito versátil, suave, usado para tecer roupas como camisas e calças.


Os algodões mais luxuosos são egípcios e Pima pelo tamanho de seus fios, mais macio e absorvente e são negociados a um preço mais elevado no mercado internacional. Esse algodão egípcio é cultivado somente no Egito e o algodão Pima é cultivado no Peru, na Austrália e nos Estados Unidos.


Frisson:

Pizzetti, 24 anos natural de Criciúma formado pelo curso de Moda da UNISUL. Recentemente realizou um luxuoso desfile de formatura no Espaço Integrado de Artes onde referendou em suas criações a francesa Maria Antonieta. Em 2016 realizou um intercâmbio anual na Europa tendo estudado na ESART- Escola Superior de Artes Aplicadas, pelo IPCB- Instituto Politécnico de Castelo Branco, em Portugal. Uma das melhores escolas de artes da Europa.  Agora depois de formado recentemente inaugurou sua Maison Pizzetti na capital carbonífera Criciúma.


Maison Pizzetti
(48)9 98315732.
Facebook: Yuri Pizzetti.
Instagram: Atelier Yuri Pizzetti

Canal YouTube: Yuri Pizzetti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário