quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Curso de Direito da Unisul recebe o selo de qualidade ‘Recomenda OAB’



A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) concede um selo de qualidade para cursos de Direito de todo o país. Entre mais de mil cursos analisados, 139 Universidades receberam o ‘Recomenda OAB’. A Unisul é uma delas e três coordenadores do curso, professores Zacaria Alexandre Nassar, Virgínia Lopes e Maurício Zanotelli comentaram a honraria.
A análise foi realizada com base no índice de aprovação dos alunos nos exames da Ordem e seus índices no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A primeira recomendação foi em 2001, quando 52 receberam a certificação. Na última edição, de 2011, foram 89. Nesse ano de 2016, foram recomendadas 139 instituições, sendo 78 são públicas e 61 privadas.
A OAB divulga uma lista horizontal e não no formato de um ranking. Para a coordenadora do curso de Direito na Unidade Pedra Branca, professora Virgínia Lopes Rosa, destaca o currículo voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências “Introduzindo um estágio obrigatório que atende as necessidades básicas da população carente do Município onde a universidade está inserida, realizando, além do papel social, a disseminação de conhecimento prático, essencial para o profissional do Direito, sem contar com o enlace da extensão e da pesquisa no ensino jurídico”, comenta. Ao afirmar que os projetos para o desenvolvimento de um curso com excelência não param, a coordenadora finaliza. “Nos enche de orgulho a recomendação do curso de Direito da Unisul pela OAB”.
O coordenador do curso de Direito na Unidade Florianópolis, professor Zacaria Alexandre Nassar, afirma que o fato da Unisul estar entre os sete cursos do estado e integrar os 10% dos cursos do país com qualidade reconhecida pela OAB, sinaliza a seriedade do trabalho desenvolvido. “Além do ótimo desempenho que os alunos estão obtendo no Exame de Ordem e no Enade”, destaca.
Em Tubarão e suas Unidades Universitárias, o curso de Direito da Unisul é fruto do trabalho diuturno dos professores e sua interação com os alunos na opinião do coordenador Maurício Zanotelli. O professor destaca as atividades que exploram ambientes de aprendizagem diferenciados no processo de aprendizagem dos alunos. “No ano passado tivemos o maior número de eventos de extensão do campus sul. Destaco aqui a celebração de um protocolo de colaboração com o TJSC, que permitiu a implantação de núcleos de sentença, onde os alunos produzem projetos de minutas de sentença, com base em processos reais e sob a supervisão direta de um juiz de direito”, comenta. Este projeto é pioneiro e incentiva o acesso e vivências dos alunos em situações reais da profissão.
Os diversos e atuais temas de extensão, criam a ambiência necessária para a pesquisa e estimulam os alunos por meio de exemplos e atuações em casos reais no Núcleo de Prática Jurídica. “Nele, são realizados mais de 2000 atendimentos à população carente anualmente por alunos do curso”, enumera. A soma destes esforços e a interação entre corpo docente e discente por meio da representação estudantil, que ajuda na concepção e execução dos projetos de pesquisa e extensão, tem gerado a consistência e regularidade das aprovações no Exame de Ordem e nas demais avaliações externas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário