sábado, 28 de junho de 2014

Acamesc presta homenagem ao primeiro médico do HNSC

            ‘Dr. Joaquim David Ferreira Lima’- o primeiro médico do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) – foi, recentemente, homenageado pela Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (Acamesc), com sede em Florianópolis. A Academia, da qual participam três médicos da região sul (o pediata Dr. Arary Cardoso Bittencourt, o anestesiologista Dr. José Warmuth Teixeira e o clínico geral Dr. João Guizzo), criou a cadeira nº 46, homenageando o primeiro médico de Tubarão.

Integrantes da Acamesc: sentados, o anestesiologista Dr. José Warmuth (o segundo da esquerda para direita); Em pé, o clínico geral Dr. João Ghizzo (o primeiro da esquerda para a direita) e o pediatra Dr. Arary Cardoso Bittencourt (o quarto, da direita para a esquerda).

            Fundada em 23 de fevereiro de 1996, a Acamesc é uma sociedade sem fins lucrativos composta por personagens que ajudaram a escrever a história da medicina em Santa Catarina e que em muito têm contribuído com o desenvolvimento e o progresso da medicina, da cultura e da ciência, em benefício da sociedade.

 Quem foi Dr. Joaquim David Ferreira Lima? - Natural da Colônia Santana do Camisão, hoje Ipirá, no interior da Bahia, Dr. Joaquim David Ferreira Lima veio para Tubarão em 1906, a convite do coronel João Cabral de Mello. Segundo o livro ‘Hospital Nossa Senhora da Conceição – 100 anos de Amor pela Vida’, escrito pelo Dr. José Warmuth Teixeira, Dr. Joaquim permaneceu na cidade até 1909, quando se mudou para Florianópolis, onde além de exercer a medicina, foi diretor estadual de Higiene, equivalente nos dias de hoje a secretário estadual de Saúde, deputado estadual e deputado federal, indo residir no Rio de Janeiro por longos anos. Um de seus filhos, João David Ferreira Lima, nascido em Tubarão, fundou, muitos anos depois, a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), tendo sido o seu primeiro reitor.  Dr. Joaquim David Ferreira Lima nasceu em 14 de novembro de 1875 e veio a falecer em 29 de fevereiro de 1936.


Dia do Hospital – Dia 02 de julho comemora-se o Dia do Hospital.  A data visa homenagear os profissionais que trabalham nos hospitais e uma forma de relembrar a importância das instituições de saúde em toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário