segunda-feira, 2 de junho de 2014

MELIÁ HOTELS INTERNATIONAL REAFIRMA SUA LIDERANÇA NO MERCO COMO COMPANHIA TURÍSTICA ESPANHOLA COM A MELHOR REPUTAÇÃO

A hoteleira ocupa o primeiro lugar na Espanha no índice MERCO de Reputação Corporativa e já está na 31ª posição no ranking global de empresas

Pelo segundo ano consecutivo, a hoteleira líder na Espanha, Meliá Hotels International, foi destaque no prestigiado índice MERCO de Reputação Corporativa como a primeira colocada em todo o setor de turismo.


A metodologia do índice permite analisar as principais dimensões que compõem a Reputação Corporativa de uma empresa, colocando novamente em destaque a evolução e trajetória da Meliá, uma empresa familiar com quase 60 anos de existência. A Companhia tem se reinventado de forma contínua, e hoje, com presença em mais de 40 países e com 8 marcas diferenciadas em seu portfólio, compete igualmente com as grandes hoteleiras internacionais.


Há alguns anos a Companhia, que é presidida por Gabriel Escarrer Juliá - um dos líderes empresariais que também figuram no ranking -, incorporou a política de Sustentabilidade e Responsabilidade Social à sua estratégia corporativa, obtendo avanços tão importantes como sua aliança estratégica mundial com a UNICEF e seu envolvimento ativo contra a exploração infantil, e pela integração ao mercado de trabalho de pessoas com deficiência física, graças à sua colaboração com a Fundação ONCE. É ainda a primeira companhia certificada como Hoteleira da Biosfera e a primeira do setor a ser incluída no exclusivo índice bursátil FTSE4Good. Também ocupa a primeira posição do setor no índice espanhol do Carbon Disclosure Project para a luta contra a Mudança Climática.

O MERCO valoriza de maneira crescente o grau de internacionalização das companhias espanholas, como recurso de resistência frente às crises e para promover a marca Espanha, e o foco estratégico que a Meliá tem mantido na expansão internacional durante os últimos anos possibilitou que hoje a Companhia esteja implantada em mais de 40 países. Este alto grau de internacionalização foi combinado - inclusive durante os piores anos da crise econômica - com uma aposta sustentada pela Espanha, já que a hoteleira seguiu crescendo no país com resorts extraordinários como o Gran Meliá Palacio de Isora em Tenerife, os três hotéis urbanos Innside recentemente inaugurados em Madri e resorts nas costas peninsulares como o Meliá Atlántico Isla Canela e Meliá Villaitana. De maneira especial, a Meliá impulsiona há três anos um projeto de reconversão e sustentabilidade para o destino turístico maduro de Magaluf, em Maiorca, que supera já um investimento de 80 milhões de euros, e o qual lhe proporcionou a Placa de Mérito Turístico pela cooperação público-privada para a reconversão de destinos maduros.



Em matéria laboral e de gestão de pessoas - outra das variáveis de reputação que são fundamentais -, a Meliá pode fazer um balanço positivo já que seu quadro de funcionários, atualmente acima de 38.000 colaboradores, tem aumentado. No âmbito estritamente espanhol, implementou um exaustivo plano de contingência que será fundamental para fazer frente, com garantias de êxito, ao novo cenário turístico espanhol em recuperação. Além disso, em seu Modelo de Gestão de Pessoas, a Companhia seguiu avançando em matérias como a igualdade, promoção interna, formação de colaboradores, coaching, entre outros.

Para a Meliá Hotels International, dentre os eixos sobre os quais se assenta a sua crescente reputação estão sua solvência financeira - que se reforça graças ao equilíbrio de seu modelo de negócios diversificado entre hotelaria urbana e de lazer, seu crescente portfólio internacional e sua orientação à rentabilidade e a otimização do valor de seus ativos -, a qualidade de sua oferta comercial e suas marcas e a importância para a Companhia de sua relação com o cliente.

Para o Vice-presidente e CEO da Meliá Hotels International, Gabriel Escarrer Jaume: "Seguir encabeçando a lista da reputação entre as companhias turísticas, um setor de tração fundamental da economia espanhola, nos impõe uma grande responsabilidade". Escarrer ainda destacou a alta valorização deste índice monitor, que: "constitui algo mais que um reconhecimento, já que o rigoroso processo de análise impõe um processo de autocrítica e melhora contínua, ano após ano, em variantes de reputação bem distintas".

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