- Segundo Gabriel Escarrer, Presidente da Meliá, o ano de 2013 mostra que a Companhia segue avançando em sua internacionalização e reconhecimento como um dos líderes mundiais em gestão hoteleira;
- Durante 2013 e, apesar das incertezas, a ação da Meliá registrou uma evolução de + 61,7%, um dos valores com maior progressão no mercado;
- Força comercial e novas tecnologias: “A aposta pela tecnologia e pela relação com o cliente e sua segmentação foram decisivas para o êxito de nossa estratégia comercial em geral, e em especial para possibilitar o crescimento do melia.comem 25% no exercício", afirma Escarrer.
O Presidente da Meliá Hotels International recentemente dirigiu a Assembleia Geral de Acionistas da Companhia, na qual foram aprovadas as contas correspondentes a 2013, tendo sido acordado manter o dividendo entre os acionistas como no ano anterior. Escarrer destacou a positiva evolução do negócio hoteleiro em todas as divisões e a importante expansão internacional da Rede - que incorporou 28 novos hotéis - como os fatores principais para uma importante decolagem em médio prazo na soma dos resultados da Meliá. Para o Presidente e fundador da hoteleira, que destacou a mudança de tendência na Espanha e seu compromisso com o país, a Companhia seguiu a estratégia correta e encontra-se preparada para aproveitar a recuperação.
Sobre Resultados
Escarrer destacou a positiva evolução do negócio hoteleiro da Companhia, manifestada no incremento de 28,3% do Ebitda sem ganhos, e a melhora da rentabilidade, um dos desafios do setor, com um aumento das margens de Ebitda em 78 pontos básicos. A evolução da RevPAR, o indicador do negócio hoteleiro por excelência, que faz uma relação das variáveis de preços e nível de ocupação, melhorou em 5,2% no exercício, registrando 15 semestres consecutivos de crescimento.
Nesta evolução, Escarrer apontou em grande parte para a capacidade e excelência comercial da Meliá, ressaltando o incremento de 25% no faturamento do site melia.com, seu principal canal direto de vendas, assim como a sua aposta pelas novas tecnologias e seu bem sucedido programa de fidelidadeMeliáRewards.
No campo financeiro, destacou os avanços realizados em matéria de reestruturação da dívida e se mostrou satisfeito pela resposta do mercado frente às medidas adotadas - amortização antecipada dos empréstimos sindicados no valor de 312 milhões e emissão de títulos em 250 milhões - e perante o impacto contábil pontual, de 76 milhões, que teve a opção de conversão do título sobre o resultado de 2013, já eliminada. A evolução da cotação, uma das melhores do mercado em 2013, com um aumento de 61,7%, foi outro dos pontos ressaltados pelo Presidente da Meliá Hotels International.
Internacionalização: fundamentos e modelo de crescimento
Em mais um ano, Gabriel Escarrer colocou maior ênfase na estratégia de expansão internacional da Companhia, que lhe permite estender suas marcas, valorizar suas forças de gestão e, em médio prazo, incrementar de maneira significativa os seus resultados. A Meliá é a empresa espanhola com presença no maior número de países, com exceção das empresas da área têxtil, e somente durante 2013 incorporou 28 novos hotéis, a um ritmo de uma nova assinatura a cada duas semanas.
Com dados contundentes, o Presidente da Meliá expôs a forma com que o crescimento do setor internacional trouxe mais resultados que a Espanha no volume de negócios da Companhia. Assim, o lucro operacional foi gerado 85% fora da Espanha, e o mercado espanhol representou apenas 20% das estadas. Por outro lado, o pipeline da Meliá (hotéis assinados e em processo de incorporação) mostra claramente esta tendência a uma maior internacionalização - 99% dos novos apartamentos foram incorporados fora da Espanha - e em direção a um predomínio de fórmulas de gestão - 100% das incorporações serão feitas por meio de contratos de gestão ou locação, não de propriedade.
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