sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Região de Laguna cria núcleo executivo para coordenar ações de desenvolvimento da região



Nesta segunda, 30, será instituído o Núcleo Executivo Regional de Laguna do programa Crescendo Juntos, que visa promover o desenvolvimento de Santa Catarina e reduzir as desigualdades regionais. A reunião ocorrerá na ADR de Laguna, às 14h.

O Núcleo Executivo Regional terá o papel de implementar as ações do programa na região de Laguna, coordenar a construção da Agenda Regional de Desenvolvimento e articular-se com o comitê gestor do Crescendo Juntos. É composto de forma paritária com representantes da sociedade civil organizada e do poder público, com 12 pessoas.

Em dezembro de 2016, foi realizado um workshop para construir a Agenda de Regional de Desenvolvimento de Laguna com ações nas áreas de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Meio Ambiente, Gestão pública e Ciência e Tecnologia. Os membros do núcleo executivo foram indicados no workshop.

Sobre o Crescendo Juntos

Após o estudo de diversos indicadores de desenvolvimento, a equipe técnica da Secretaria de Estado do Planejamento elaborou o mapa de elegibilidade que define as regiões de Santa Catarina em mais desenvolvidas, em transição e menos desenvolvidas. Essa classificação é resultado da associação de duas variáveis-chave capazes de medir o desenvolvimento socioeconômico de uma região ou do Estado: renda domiciliar per capita média da população residente na região e Produto Interno Bruto per capita. Além disso, foram considerados dois indicadores complementares: evasão da população e a dinâmica do emprego formal.

O programa identificou 12 regiões com baixos índices de desenvolvimento em Santa Catarina: Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. Em cada região, será elaborada uma agenda de desenvolvimento com propostas concretas para dinamizar a economia local, respeitando as vocações dos territórios, com a participação de órgãos governamentais e da sociedade civil organizada.

]
Os parceiros iniciais do Crescendo Juntos são Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), Banco do Brasil, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário