sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Estudantes visitam Sambaqui Garopaba do Sul


Nesta sexta-feira (23), 50 estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Professora Salete Scotti dos Santos, de Içara, realizaram uma saída de campo no Sambaqui Garopaba do Sul, em Jaguaruna. A visita foi acompanhada pelo Grupep, o Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia da Unisul.

O Sambaqui Garopaba do Sul trata-se de um sítio ritualístico, com data de quatro mil anos, construído por populações indígenas pescadoras que habitaram o litoral catarinense entre 8 e 2 mil anos atrás. Este sítio destaca-se por ser um dos maiores em dimensão no território brasileiro, alcançado no ponto mais alto cerca de 25 metros de altura.

 
Entretanto, o sítio já foi muito destruído em tempos passados e ainda hoje sobre com ações depredatórias decorrentes da invasão por motos, carros, além de especulação imobiliária no entorno. Diante desse panorama vê-se a relevância de realizar ações educativas voltadas não somente ao ensino acerca da cultura dos grupos indígenas, assim como para sensibilizar os estudos em prol da preservação destes espaços.





Nenhum comentário:

Postar um comentário