quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Projeto Geração.com Fontana é reformulado para se adaptar à era digital


Há 16 anos, parceria entre a construtora e a Associação Beneficente Abadeus oferece inclusão digital gratuita

O avanço da tecnologia fez com que a Construtora Fontana e a Associação Beneficente Abadeus lançassem, em 2003, o Projeto Geração.com Fontana. À época, o curso era voltado aos ensinamentos mais básicos de informática, promovendo a inclusão digital de crianças, adolescentes e adultos. Após 16 anos do seu início, o programa segue formando turmas, mas passa por reformulações e se adapta aos novos tempos, à era digital, em que os serviços e informações estão a apenas um clique de distância.



“Atualmente, nesses tempos de revolução tecnológica, o curso é mais voltado às questões de inteligência artificial, das redes sociais, dos aplicativos. São duas categorias, básico e avançado. No básico, os alunos são preparados para lidar com as novidades da revolução da indústria 4.0, já o avançado é bem focado em Excel, que é uma ferramenta utilizada na maioria das empresas”, explica a coordenadora pedagógica da Abadeus, Rodicélia Felipe.

Geração.com Fontana formou mais uma turma, a segunda de 2019, com 27 alunos. Eles se unem a outros 3,4 mil que já passaram pelo programa nesses 16 anos. O curso tem duração de três meses, com aulas duas vezes por semana e é inteiramente gratuito. O gerente de suprimentos da construtora, Eduardo Sacramento, representou a empresa na solenidade.




“A formação de pessoas é uma atividade muito importante para a Fontana, nós praticamos isso dentro da empresa e também fora dela, em programas como esse, dos quais fazemos parte há tantos anos, sempre com muita satisfação”, declara Sacramento.


 A formanda Roseane dos Santos Machado foi a oradora da turma e destacou a importância de ter participado do projeto. “Aqui nós encontramos conteúdo, laboratórios equipados, amigos, carinho, respeito. Para nós, esse não é qualquer curso, é uma oportunidade de nos tornarmos mais competitivos ao mercado de trabalho e também melhores cidadãos, mais inseridos no mundo atual”, afirma Roseane.

A diretora da Abadeus, Shirlei Monteiro, apresentou a equipe da instituição, elencou alguns dos serviços oferecidos e pontuou, também, a relevância que o Geração.com tem para a comunidade ali inserida. “Aqui na Abadeus nós estamos constantemente estudando para entender essa revolução tecnológica. Hoje, se você não é digital, você não consegue um emprego, porque hoje o mundo é digital, e a todo momento surge uma nova ferramenta, uma nova atualização. Por isso esse projeto é tão valioso, pessoas transformam as suas vidas ao passarem por ele”, relata Shirlei.

Inscrições abertas

Os interessados em participar do projeto terão mais uma oportunidade ainda este ano. Estão abertas as inscrições para a terceira turma do Geração.com Fontana de 2019. Para se inscrever, basta se dirigir à Abadeus (Rua Maria Salete de Oliveira, nº 422, Bairro Cristo Redentor, Criciúma), portando documentação (RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda).
Crianças a partir de nove anos já podem participar do nível básico, mas menores de idade precisam estar acompanhados dos responsáveis para efetuar a sua inscrição. Não há limitação de idade para adultos. As aulas começam no dia 9 de setembro e encerram no dia 28 de novembro.
Fotos: Formatura da segunda turma de 2019 do projeto Geração.com Fontana

Nenhum comentário:

Postar um comentário