terça-feira, 20 de agosto de 2019

Festa no encerramento do projeto do Colégio Unesc “Dá licença que meu boi quer passar”



Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental celebraram projeto com apresentação para pais, professores, acadêmicos e reitoria da Unesc


Herança cultural dos povos que colonizaram Florianópolis, 
 história do Boi-de-Mamão já encantou crianças e adultos das mais diversas gerações. Quem tem a história do Boi-de-Mamão na ponta da língua é a Thalia Francisco Vitorino. Junto com seus colegas do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, ela participou do projeto “Dá licença que meu boi quer passar”. “Um projeto muito alegre e divertido que realizamos sobre a colonização açoriana de Santa Catarina e suas tradições culturais”, comentou a menina, empolgada.
Encerrada nesta terça-feira (20), às vésperas do Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, a atividade ganhou uma festa de conclusão à altura: uma apresentação final na Unesc, em meio a alunos do Colégio Unesc, pais de alunos, professores, acadêmicos da Unesc e representantes da Reitoria.


Abordando o folclore de maneira lúdica
Recheado de dança, música, cultura e confecção de personagens tradicionais da história, o projeto buscou repassar o conto do Boi-de-Mamão para os estudantes de forma prática e lúdica. “Eu dancei e interpretei a personagem médica que ressuscita o boi quando ele morre”, comentou Thalia. Vestida à caráter, ela explicou que toda a coreografia foi criada pelos próprios alunos do 2º ano. E  a liberdade oferecida aos pequenos se mostrou produtiva. “Eu ajudei a criar alguns passos, mas também fiz parte dos detalhes que foram colocados no boi”, contou Letícia Rodrigues Rufino, também aluna do 2º ano do Ensino Fundamental.
Iniciativa tem como autora a professora Ana Karen Rosado. “A turma realizou um projeto sobre a colonização açoriana na região, já aproveitando para criar a coreografia, os figurinos e personagens do Boi-de-Mamão, peça folclórica muito presente em Santa Catarina”, explicou a docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário