terça-feira, 2 de setembro de 2014

Chefs do Menu Sustentável dão dicas para ter uma “cozinha consciente” em casa

Em sua 2ª edição em São Paulo e pela primeira vez acontecendo simultaneamente em Brasília, o Menu Sustentável, evento realizado pela Restaurant Week até 7 de setembro, reúne os chefes participantes para algumas dicas preciosas para fazer da cozinha de casa um lugar mais consciente. As dicas não são apenas sobre desperdício de alimentos. A lista traz uma porção de ideias fáceis de aplicar e que fazem a diferença na hora de minimizar os impactos ao meio ambiente.


De acordo com Fernando Reis, um dos idealizadores do evento, o mote do Menu Sustentável - que também acontece pela primeira vez em Brasília e deve ser ampliado nos próximos anos – é o de mostrar às pessoas que sustentabilidade também tem lugar na cozinha e que o nossas ações do dia a dia fazem toda a diferença quando o assunto é preservação.


Vivemos num tempo em que um dos temas mais recorrentes é a importância de cuidar do planeta e não apenas reparando os problemas já existentes, mas principalmente, evitando a criação de mais impactos negativos. É importante que cada um de nós contribua e crie um cotidiano sustentável, inclusive na hora de preparar as refeições. Esse é um dos pilares do festival e por isso, oferecemos dicas e receitas de grandes chefs para inspirar e gerar ações mais conscientes”, explica.

Com a palavra, os chefs – Alciomar Geraldo, da Bibi Gastronomia acredita no poder da reciclagem. “Recicle! No trabalho e em casa, separe o lixo e, se não tiver coleta seletiva em domicilio, leve-o até o posto de coleta. A maioria das redes de supermercado oferece esse serviço. O mesmo vale para o óleo de cozinha. Recicle-o e não jogue dentro da pia, pois isso, além de entupir as tubulações, pode contaminar a água”.


O chef Leandro Arakawa, do A&C Sushi, recomenda alimentos frescos. “Compre alimentos frescos em vez de congelados. Comida congelada, além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena”.

Para José Luiz da Silva, do Monet, a ordem é evitar o desperdício a qualquer custo. “Muitas das toneladas de alimento desperdiçadas por ano ainda estão próprias para o consumo. Aproveite ao máximo os legumes, frutas ou verduras, mesmo quando apresentem alguma parte deteriorada, que deve ser retirada com uma faca. Sobras de alimentos já produzidos podem virar deliciosos petiscos e bolinhos”.
Já Hideki Fuchikami, chef e proprietário do Hideki, fala sobre planejamento. “Planeje suas compras antes de ir ao supermercado. Dessa maneira, fica mais fácil reduzir o desperdício para que não se percam alimentos antes de serem usados. A aposta em produtos sazonais também é uma prática excelente.

Malu Franchini, que comanda o Caroline, fala de ações do cotiado que fazem a diferença. “Deixar as luzes apagadas durante o dia para economia de energia. Ficar de olho no uso da água na hora de lavar as louças, comprar o máximo possível de produtos a granel, evitando acúmulo de embalagens. Tudo isso vai impactar bastante na hora de falar de sustentabilidade aplicada ao cotidiano”.

Os chefs Paula Junqueira e Thales Leocádio do Big Veg Bistrô, falam da inclusão de produtos integrais nas refeições. “Propomos o uso de alimento integral, ou seja, na sua totalidade, aproveitando as cascas, talos e demais partes que podem e devem ser utilizadas, cada qual à sua maneira e com seu valor nutricional e, principalmente, medicinal. Alimentando-nos assim, com essa consciência, estamos criando um hábito diário que pode levar a uma profunda transformação para a saúde do planeta e pessoal”.

Do Chez Maria, Maria José da Silva observa o uso do botijão de gás. “Utilize com moderação o fogo do fogão. Regule a torneirinha do gás, para que mantenha a temperatura que deseja, evitando excessos”.

Iancho Aguirre, à frente do Gusta Bar, explica que reutilização é um coringa para a cozinha sustentável. “Reutilize a água de cozimento para desengordurar a louça, assim você economiza detergente. Ensaboe toda sua louça com a torneira fechada e enxague depois. Deixe os aparelhos que não estiver utilizando fora das tomadas ou desligados”.

O chef Andrzej Wica, do restaurante Maria Escaleira, fala sobre como economizar água e energia. “Como prática de sustentabilidade é bom utilizar lâmpadas de led, torneiras com desligamento automático, caixas acopladas para descarga. Além disso é bom não usar mangueira na limpeza e substituir sempre pela boa e velha vassoura”.

Renata Rodrigues, do Vila das Meninas, destaca que alimentos frescos também ajudam na redução do consumo de energia. “Utilize alimentos frescos. Além de trazer mais sabor à sua alimentação, isso reduz o consumo de energia de freezers. E dê preferência aos orgânicos. Além de não usar agrotóxicos, absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura tradicional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário