quarta-feira, 10 de setembro de 2014

‘Dr. Otto: o sacerdote da Medicina’ será lançado nesta sexta-feira

Esta semana será de reverências ao Dr. Otto Frederico Feuerschuette. O primeiro médico do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) nascido em Tubarão será homenageado pela Unisul nesta sexta-feira, quando ocorrerá a solenidade de oficialização de seu nome como Patrono do Curso de Medicina e da Medalha de Mérito Acadêmico. Na mesma noite ocorrerá o lançamento do livro ‘Dr. Otto: o sacerdote da Medicina’, de autoria de seu filho, o ginecologista e obstetra Dr. José Irmoto Feuerschuette.
Dr. Irmoto ao lado do quadro do seu pai, cuja obra é do artista plástico Willy Zumblick doada ao Hospital

O livro, publicado pela Editora Unisul, levou dois anos para ficar pronto. Com 247 páginas, a obra apresenta mais de 100 fotos e é baseada em muitos documentos. O certificado de médico do Dr. Otto, com a data de 1910, é um deles. A relíquia é guardada com muito carinho por Dr. Irmoto. Ele nos conta que a obra é um resgate da chegada da família Feuerschuette ao Brasil, em 1870. Naquela época, Tubarão possuía apenas 22 residências. É nesta data que inicia a história dos Feuerschuette, com a chegada do “tio Henrique”, um sapateiro que logo ficou famoso, vendendo suas botas para toda a região.
Dr. Otto nasceu em 1881. Inicia, então, a história de uma das personalidades mais importantes da cidade. O médico se casou quatro vezes e teve 11 filhos. Foi uma vida de dedicação à medicina, com importantes passagens pela política. Foi prefeito de Tubarão por três mandatos. A primeira eleição ocorreu em 1922. Foi reeleito 1926, e eleito novamente em 1930, sendo substituído, por força da Revolução, pelo Dr. Silvino Moreira. Dr. Otto também foi deputado constituinte em 1928. Sua história na política iniciou já em 1891, quando o seu pai, o Sr. Frederico, foi eleito vereador.
“O livro é baseado em muitas histórias e também conta as histórias dos amigos de meu pai”, ressalta, com muito orgulho, Dr. Irmoto. Questionado quanto às lembranças que ele tem do Dr. Otto, responde, de imediato, que são as “melhores possíveis”.


Histórias e mais histórias – No livro ‘Dr. Otto: o sacerdote da Medicina’ são apresentadas muitas histórias. Relatos de atendimentos do médico que não media esforços para exercer a sua vocação. Atendia ricos e pobres, sem distinção. De Imbituba a São Joaquim, indo ao encontro dos pacientes montado em cavalos ou em troles de linha férrea. “Uma vez, em frente ao hospital, vi meu pai tirar do próprio bolso 20 cruzeiros para dar a um senhor comprar o remédio que ele mesmo havia prescrito”, lembra Dr. Irmoto.
Dr. Otto Frederico Feuerschuette foi diretor do Hospital Nossa Senhora da Conceição de 1935 a 1954. Exerceu a medicina na instituição até 29 de abril de 1955, aos 74 anos de idade. Neste mês, há registro de que ele ainda havia feito três cirurgias de apendicectomia. Dr. Otto faleceu em 21 de agosto de 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário