quinta-feira, 12 de março de 2015

Governo do Estado promove evento de inovação com consultores americanos

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) está promovendo o 2º Workshop de Gestão de Habitats de Inovação, que será realizado entre os dias 16 e 20 de março. A abertura será na segunda-feira, 16, às 9h, no Centro de Inovação Acate (CIA), e contará com a presença do secretário da SDS, Carlos Chiodini. “O objetivo é trazer a experiência de outros países para a construção do modelo de gestão dos 13 Centros de Inovação que estão sendo construídos no Estado”, explica Chiodini.

O encontro conta com participação da Rede Catarinense de Inovação (Recepeti). As capacitações serão ministradas pelos executivos Dennis Tsu e Peter Kant, da SRI International - Stanford Research Institute, instituição de pesquisa da Califórnia, Estados Unidos. Tsu é diretor executivo do Centro de Liderança da Inovação e Kant é diretor executivo do Centro para a Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

A primeira palestra, aberta ao público, será às 10h30 sobre a importância da inovação, proferida por Tsu. A partir das 14h inicia o workshop, direcionado para representantes dos Comitês de Implantação dos Centros de Inovação, que inclui universidades, empresas, Governo Estadual e prefeituras.

“São temas relevantes para a implantação dos nossos Centros de Inovação, com cinco disciplinas internacionais que incluem as necessidades para consumidores e mercado, processo de criação de valor, líderes, equipes e alinhamento organizacional”, explica o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Jean Vogel. Os Centros de Inovação serão instalados nas cidades de Joaçaba, Lages, Jaraguá do Sul, Chapecó, Itajaí, São Bento do Sul, Tubarão, Blumenau, Brusque, Rio do Sul, Criciúma, Florianópolis e Joinville. O objetivo é fortalecer a infraestrutura de inovação e o empreendedorismo em todo o Estado, levando em conta a vocação econômica das diferentes regiões catarinenses.

O 1º Workshop de Gestão de Habitats de Inovação foi realizado em janeiro, ministrado pelo presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT), o espanhol Josep Miquel Piqué.

Nova sede – Paralelamente à abertura do 2º Workshop de Gestão de Habitats de Inovação haverá a inauguração da nova sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), o Centro de Inovação Acate (CIA) - Primavera. O novo espaço corporativo da Acate está localizado no km 4 da SC-401, a chamada Rota da Inovação de Florianópolis, dentro de um complexo de mais de 6 mil m2, projetado para concentrar a sede da associação, a incubadora MIDI Tecnológico e o Instituto Internacional de Inovação - i3, junto a empresas de tecnologia da Capital estabelecidas em espaços locados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário