quinta-feira, 12 de março de 2015

HNSC adere ao Programa Nacional de Segurança do Paciente

         Em todo o mundo, os dados sobre ‘Incidentes com Pacientes Cirúrgicos’ são preocupantes. Estima-se que ocorram 234 milhões de cirurgias por ano, das quais sete milhões evoluem com complicações significativas, e com um milhão de mortes. Com o objetivo de favorecer normas e práticas de segurança do paciente, sob a forma de desafios globais, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou, em outubro de 2004, a Aliança Mundial de Segurança do Paciente.

        O primeiro desafio teve como foco as infecções relacionadas à assistência à saúde. A cirurgia segura foi o tema do segundo desafio para segurança do paciente.
        Com o objetivo de prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) segue normas e guias contidas no Programa Nacional de Segurança do Paciente, publicado pela Fiocruz, Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dos seis protocolos básicos de segurança do paciente, quatro já estão cem por cento implantados no hospital. São eles: Protocolo para a Prática de Higiene das Mãos em Serviços de Saúde; Protocolo de Identificação do Paciente; Protocolo de Prevenção de Úlcera por Pressão, e Protocolo de Prevenção de Quedas. Os outros dois protocolos – de Cirurgia Segura e de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos – encontram-se em fase de implantação.

        Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), evento adverso é um incidente que resulta em dano não intencional decorrente da assistência, e não relacionado à evolução natural da doença de base do paciente.

    O HNSC, aderindo à proposta da OMS, desenvolveu um projeto estratégico baseado no tema ‘Cirurgias Seguras Salvam Vidas’. Foi definido um conjunto básico de normas de segurança dirigidas à prevenção das infecções pós-cirúrgicas, a segurança dos procedimentos anestésicos e das equipes cirúrgicas e a mensuração dos indicadores cirúrgicos. Para o alcance dos objetivos traçados, a participação dos cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, técnicos de Enfermagem é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário